quarta-feira, 30 de junho de 2010

FRANK SOLARI (para guitarristas e/ou amantes da música)

Ontem (29-06-10) tive o prazer de presenciar o workshop de um grande guitarrista: FRANK SOLARI.  Esse workshop foi um oferecimento da MUSITECH (loja de instrumentos musicais), e aconteceu no anfiteatro do Colégio Marista de Maringá.








Tecnicamente falando eu não posso dizer muita coisa, pois afinal, não sou guitarrista. Mas musicalmente dizendo o cara é monstro. Vou relatar algumas coisas que me lembro do que ele falou e o que eu percebi.

Pois bem, lembro-me que Frank Solari possui 38 anos e vive praticamente da "guitarra" há 20 - o que se caracteriza por ser uma proeza nos dias atuais conseguir essa façanha. Ele é de Porto Alegre,  Rio Grande do Sul, e não se limita apenas ao instrumento guitarra. Toca piano (instrumento no qual indicou para a "introdução" da pessoa no mundo da música, teoria, prática, por ser um instrumento completo, seguido da bateria - "batuques", "ritmos", como ele próprio descreveu), é técnico de som, compositor, entre outras coisas. Possui um estúdio e também trabalha com trilhas (globosat, sbt, band, etc.). Desde Novembro de 2009 (ou 2008), diz ele que fez + - 60 trilhas, de diversos estilos - apesar do seu estilo pessoal ser o rock. Tem 6 CD's , "projetos", que gostaria de lançar, porém não sabe-se quando - e algo que depende, entre outras variáveis - de sua inspiração. É clara sua decepção para com a cena atual e recente da música no Brasil (coisas como funk e derivados). Algo que, nas suas palavras, "não é música", pois MÚSICA possui necessariamente a junção de três elementos básicos e principais, que são: HARMONIA,  MELODIA E  RITMO. E algo como o funk (funk "do Brasil", porque na verdade o FUNK é outra coisa) pode ser limitado talvez, à um movimento social  e à ritmos. (Não julgo, respeito ideias contrárias, mas eu concordo com ele). Utiliza/utilizou  guitarras PRS (Paul Reed Smith), cubos ORANGE,  cordas ELIXIR 010,  entre outros equipamentos que não me lembro. A personalidade musical dele me agradou bastante, técnicas de slap que utiliza, finger picking, etc., e ainda incorpora, de alguma maneira, diversos tipos de músicas e instrumentos para o seu principal: a guitarra. Criando uma personalidade e estilo único.



Enfim, o que mais me marcou e motivou a escrever algo sobre ele, foi o que disse. Coisas talvez, esquecidas e/ou perdidas na sociedade atual.Entre elas, o fato dele dizer que faz o que faz, primeiramente por lazer, por amor, onde o resto se torna consequência. É claro que o dinheiro é essencial, e que ajuda e MUITO, mas talvez esse fator (paixão pelo que se faz), clichê e tão básico, esteja sendo esquecido pelas pessoas desse dessa sociedade "pós-moderna". Isso se expande para qualquer área de trabalho, seja na música (inundada por artistas "programados", "feitos", "moldados" para ganharem dinheiro) ou não. A paixão pelo trabalho talvez esteja sendo esquecida. Pense na complexidade que esse assunto é. Se eu for dizer sobre isso me delongo por horas e horas. Mas pense apenas nas vertentes e nas consequências que essa "NÃO - PAIXÃO" pode causar. Com certeza, isso se estende primeiramente para a própria pessoa, depois para a família,  e o círculo vai se aumentando (amigos, sociedade... ). Mau humor, doenças, stress...

VOCÊ JÁ PAROU PRA PENSAR NISSO?

Posso escrever sobre várias vertentes pertinentes a esse fato. E claro que não é um fato isolado, às vezes é necessário trabalhar com algo que não goste, etc e tal. Mas por enquanto me limito a isso, pois foi algo que gostei muito do que o Frank Solari disse, e que apoio completamente. Limito-me pois é o que quero dizer, indagar, instigar você, apenas para pensar nisso. Se talvez a sociedade não seria melhor se as pessoas trabalhassem mais com o que amam, e não apenas para encher seu ego de dinheiro, poder e status. Pode ser clichê, mas é um clichê que falta à sociedade atual. Posso vir a mudar de idéia no futuro, mas por hora eu sei que prefiro ser pobre e fazer o que gosto, a ser rico e fazer o que não gosto. 


Definitivamente, foi um workshop que valeu a pena ir, apenas junto ao meu eu e Deus. :D haha 

Frank Solari & André Gomes - NA PRESSÃO 




p.s.: as definições de música, harmonia, melodia, ritmo, são do wikipédia - uma busca rápida para quem quer saber mais ou menos o que é. Não digo se está certo ou errado, mas é claro, quem estuda isso e/ou quer estudar, não procurará nem se limitará ao wikipedia para aprender, não é mesmo? hehe




;)

Um comentário: