terça-feira, 29 de junho de 2010

ACORDES


Poema/música. Poema, mas que é traduzido para uma linguagem, forma, que possa ser aplicada musicalmente. Hum... pensando bem,  fato é que qualquer "forma"poderia ser aplicada musicalmente... 


...que seja, o que quiser, que seja. É essa a graça da música/poema, e qualquer outro tipo de "história", digamos, superficialmente, assim. Cada pessoa "toma" um "pedaço" daquilo que quiser. Entende da maneira que bem entender, de acordo com sentimentos, histórias, carácter, virtudes, defeitos, ideologias, valores, vivência, etc., de cada um. 


A letra a seguir é a versão "estendida", ou seja, inteira, portanto, não é a versão "música" - que por sua vez é mais curta.


--------------


ACORDES


Como assim, me diz você
já tenho muito peso pra levar
a liberdade de escolher
uma faca de dois gumes


há cortes que embalam sucessos
há cortes que me cortam a alma
há cortes que fatiam fino
há cortes que impedem a calma


e talvez o maior corte que se tem
é o que corta o que pulsa
e talvez a maior morte que se tem
é a morte que "despulsa"


coração, como assim,
fatia fino, nessa canção,
e traz de volta
o que eu ouvi dizer
sobre ser,
sobre ser alguém


como assim, me diz você
o compasso pode se quebrar
pela liberdade de escolher
uma faca de dois gumes


coração, como assim
fatia fino, nessa canção
e traz de volta
o que eu ouvi dizer
sobre ser
sobre ser alguém
pra você.


Há cortes, acordes.
Bem, já passou da hora...






-----------------
Duas características dessa letra, são: uso da ambiguidade e jogo de palavras - características constantes no que escrevo.  Às vezes uma mesma palavra significa três coisas distintas, portanto, é algo que se leva a pensar, e aí então, cada pessoa entenderá o que mais lhe for "apropriado", perante os artifícios que usou para tentar compreender, se, de fato, fez isso, entendeu? :)


O(s) significado(s) explícito(s), nada tem a ver com o(s) implícito(s), superficialmente falando, mas basta traçar paralelos e "botar a cabeça" para funcionar, que verás que há uma ligação, profunda, por sinal - ao menos para mim. Sei que pra maioria isso não tem significado, é algo retardado, "fora da casinha", mas que se dane, quem acha isso não tem a capacidade de entender, não só isso, mas qualquer forma de arte - essa é uma das minhas formas, medíocre para alguns, mas é minha, e apenas eu e meu ego que vemos/lemos isso mesmo. hahaha
Mas aí:  Entender mas não gostar é uma coisa, não gostar apenas porque não entendeu é outra coisa. Só pode falar, opinar, perguntar, discutir... , quem se enquadra no primeiro caso. Isso vale pra toda forma de arte - minha opinião. 




;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário