terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Eras de férias

  • O post a seguir é um texto que fiz no "meio do início" do ano. Retratando e resumindo, espero que de maneira bem feita, a junção de alguns dos milhares de pensamentos que tive durante "as férias".


O comeco dos anos é marcado visivelmente pelas tentivas de realizações de promessas que, usualmente, foram feitas durante os últimos dias do ano anterior, seja numa alimentação mais saudável, no caminhar no bosque, na prática do bem para com o próximo, ou apenas no cessar de uma mania, como roer as unhas, que normalmente aborrece. Algumas pessoas têm êxito nessa tentativa, outros já não usufruem dessa sensação de vitória. Além disso pode-se analisar e relacionar essa época, ano após ano, como um período de férias. Férias mentais, principalmente. Apesar de existir muitas pessoas onde isso não ocorre nessa época do ano, há muitas pessoas em que isso não ocorre, de maneira nenhuma. A expressão "sair de férias", é algo desconhecido no vocabulário dessas pessoas que apenas conhecem o trabalho. E esse é o ponto final.

Afinal, o que significa essa expressão, "sair de férias" ? Apenas não trabalhar? VIajar? Gastar? Espairecer? Descansar? Pensar? Conhecer lugares? ... Seja qual for o siginficado dessa expressão para cada pessoa, um fato, acredito eu, deveria ser unânime. Estar de férias implica num exercício de observação, num descanso mental que muitas vezes não é algo praticado durante os outros dias do ano, podendo agora, ser visto como um inimigo ou um desconforto.

Apesar das várias vertentes e das longas linhas de texto que este tema poderia alcançar, meu objetivo e foco agora é outro. A prática da observação das pessoas e para comigo mesmo, me fez realizar algo aparentemente óbvio, porém, creio que não muito constatado e conscientemente sabido:
É incrível a mudança que diferentes ambientes proporcionam às pessoas. Sair de uma cidade grande que proporciona um stress sem tamanho, com milhares de carros, fumaça, poluição visual, sonora, etc. , e ir para uma praia com os ventos no rosto e o barulho dos pássaros pelas manhãs é mais do que "relaxar".

São mudanças na pele, no cabelo, mudanças imunológicas e até psicológicas. Dizendo assim parece simples. "Óbvio que saindo de um local stressante, viajando nas férias a pessoa vai mudar". Porém, duvido que todas as pessoas reparam conscientemente nessas características que além de interessantes, são formas de ver como o ser humano reage à diferentes situações.

O cabelo fica mais brilhoso, a visão de vida vai além de um horizonte avistado de uma cadeira de praia alugada pois não houve tempo para se comprar uma devido ao trabalho que atrasou no dia da viagem, a pele fica mais lisa e o sorriso parece ser mais abundante. A receptividade é maior e as experiências novas são encaradas com menos medo e mais prazer. Com certeza há toda uma reação química no organismo, mas quem sou eu para tentar dizer algo sobre isso. Mantenho-me nas simples informações que o simples fato de observar e pensar pode trazer.


É fato que as pessoas parecem mais bonitas, os lugares mais cheios de vida e que por trás de tudo isso há um governo e um sistema capitalista gargalhando da alegria que dá a época designada de "férias". Porém, creio que há algo maior. Não, não é aquele papo que a esperança se renova, etc e tal. É o simples olhar de um curioso sobre o comportamento humano. É engraçado até, se você for parar e analisar isso.

O mundo não é o real, talvez seja por isso que é tão fascinante essa época. O mundo é o ideal. Mas aí é que tá, será que esse mundo, o ideal, caso fosse real, não se tornasse um mero mundo real que você buscaria fugir, na "época de férias" ? Será então que caimos naquela velha história de que queremos o que não podemos ter?

Acho que apenas gostamos de fugir. Seja conscientemente ou inconscientemente, necessitamos de uma mudança de comportamento, de uma pele mais lisa, de cabelos mais brilhosos, de experiências novas e de ócio. Sim, precisamos do ócio para não viver ou cair nele.




Datado em:
21 de janeiro de 2010
1:34 AM - Quinta feira


Nenhum comentário:

Postar um comentário